"Saúde Até Si" leva cuidados médicos a Cabinda

Mais de 2.000 pessoas beneficiadas com cuidados de saúde gratuitos e ciência interactiva no município de Cabinda.

A Pumangol realizou nos dias 10 e 11 de Julho, em parceria com diversas instituições, a primeira edição de 2025 do projecto Saúde Até Si, levando atendimento médico especializado e educação científica à comunidade do Buco Ngoi, em Cabinda.

No âmbito da sua estratégia de responsabilidade social, a Pumangol promoveu, em parceria com o Clube dos Médicos, o Centro de Ciências de Luanda (CCL), a TAAG, a Secil Marítima, o Centro Óptico e com o apoio do Governo Provincial de Cabinda, a mais recente edição do projecto Saúde Até Si, na Escola do Primeiro Ciclo do Buco Ngoi.

Durante dois dias consecutivos, a comunidade beneficiou de uma ampla oferta de cuidados médicos gratuitos, num modelo de parada única (One Stop Shop), com especialidades como medicina geral, cirurgia, cardiologia, endocrinologia, estomatologia, pediatria, ginecologia, obstetrícia e optometria. O programa incluiu ainda serviços de rastreio, vacinação e farmácia.

Simultaneamente, o Ciência Sobre Rodas levou ao local uma exposição itinerante com experiências práticas em Geologia, Química, Física e Matemática, incentivando o interesse dos jovens por carreiras científicas e disciplinas técnicas (STEM).

Com esta iniciativa, a Pumangol prevê impactar directamente:

  • Mais de 2.000 pessoas;
  • Envolver 500 estudantes;
  • Aumentar em 30% a taxa de vacinação;
  • Reduzir em 25% a incidência de doenças evitáveis.

A acção está alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) das Nações Unidas, com destaque para os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 10 (Redução das Desigualdades) e 17 (Parcerias para a Implementação dos Objectivos).

Outros artigos